Resgate de valores pelo uso de Cartões de Crédito?
Dinheiro esquecido em bancos?
Quando escapar de golpes?

 

 

          Certamente, em algum momento, enquanto você navegava na internet, recebeu algum vídeo falando de valores a receber do cartão de crédito, afirmando coisas como "o governo liberou valores do cartão de crédito" ou "você tem até o dia 'x' para receber valores". E propagandas e vídeos de valores esquecidos, quando pode ser golpe? Vamos te ajudar a se prevenir.

 

Devolução de valores do cartão de crédito

             

              Vamos começar o texto já afirmando que não existe determinação do governo ou qualquer coisa do tipo que determine que operadoras de cartão de crédito devolvam valores em dinheiro. Quando passar por você algum vídeo do tipo, suspeite, mesmo que apareça uma suposta matéria de jornais e/ou jornalistas famosos dizendo isso; pode se tratar de uma montagem.

 

            A dinâmica do golpe não costuma variar. Ao fim do vídeo, será sugerido que você clique em um link para saber mais ou se cadastrar. Você colocará seus dados e, em seguida, será pedido para fazer um PIX ou pagar um boleto. Então, não faça pagamentos, benefícios nunca são liberados mediante um pagamento.

 

             Já recebi relatos de clientes que, ao pagar, lhes é enviado uma apostila com um curso para receber cashback, e como essa compra não era o objetivo de quem clicou, mas sim receber valores, isso podemos considerar que foi um golpe.

 

             Se você caiu no golpe, fez um PIX ou fez um pagamento no cartão de crédito ou débito, já temos orientações sobre essas duas possibilidades no artigo a seguir:

 

Caiu no golpe do PIX? Saiba como recuperar seu dinheiro! - https://www.rubembruno.com.br/golpesdopix

e

Movimentações bancárias atípicas. Você sabe o que é? Conheça seus direitos! https://rubembruno.com.br/movimentacaoatipica

 

Dinheiro esquecido em bancos?

 

           O Sistema de Valores a Receber (SVR) é uma iniciativa do Banco Central que possibilita verificar se há valores não reclamados em instituições bancárias, consórcios ou outras entidades, seja em nome próprio, de sua empresa ou de um indivíduo falecido. Caso existam valores a serem resgatados, o serviço também fornece informações sobre os procedimentos para solicitar esses montantes.

 

    O único meio de receber valores é através do site do próprio Banco Central do Brasil - https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber , Qualquer coisa diferente disso é fraude.

 

              E o que tem acontecido? Os golpistas costumam usar o mesmo procedimento do que tratamos sobre Resgate de valores pelo uso de Cartões de Crédito. Você recebe uma propaganda ou um vídeo falando sobre valores a receber, é direcionado para um site diferente do oficial do Banco Central do Brasil e vai receber uma promessa que, fazendo um PIX ou uma transferência bancária, vai receber valores.

         

          Aí, pode ser que simplesmente tenha feito pagamento e não receberá nada ou ganhará uma apostila. Se isso acontecer com você, siga os passos de nossos artigos já escritos Caiu no golpe do PIX? Saiba como recuperar seu dinheiro! - https://www.rubembruno.com.br/golpesdopix e Movimentações bancárias atípicas - . Você sabe o que é? Conheça seus direitos!https://rubembruno.com.br/movimentacaoatipica

 

CUIDADO COM OS VÍDEOS DE REPORTAGENS, PODE SER UM VÍDEO FAKE!

 

           Hoje em dia, não é difícil manipular um vídeo, usar a voz de um repórter famoso, da mesma forma que podem pegar fotos de outras pessoas e criar falsos perfis Fique sempre atento e confira os endereços dos sites que você clicou.

 

           Saber que as instituições financeiras e o governo não pedem pagamentos para dar benefícios, você já pode descartar golpes.

 

 

  •  

Texto de Dr. Rubem Bruno