Movimentações bancárias atípicas.

Você sabe o que é?

Conheça seus direitos!

Movimentação bancária atípica é toda e qualquer transferência, compra, PIX ou operação bancária que fuja à normalidade. Podemos usar como exemplo quando ocorre uma compra ou saque em um valor bem mais alto do que você costuma fazer. Há também quando ocorrem vários saques seguidos em um curto espaço de tempo ou diversas compras seguidas no mesmo estabelecimento.

 

Qual é a obrigação das instituições financeiras?

 

Quando somos clientes de um banco ou qualquer outra instituição, eles têm a obrigação de proteger nossos dados e o dinheiro que está depositado, assim como a proteção das movimentações financeiras nos cartões de crédito e débito.

 

Muitas vezes, pessoas sofrem com falsas transações financeiras, onde não usaram cartão de crédito e débito e são surpreendidas com compras, transferências e até mesmo saques que não fizeram.

 

Somos responsáveis pelo cuidado de nossa senha e cartões, porém os bancos têm a obrigação legal de nos proteger! Por isso, quando uma pessoa é vítima de um furto ou golpe e ocorre uma movimentação atípica, o banco deve checar e até bloquear a operação para prevenir golpes. Então, se você perdeu seu cartão e ele foi usado indevidamente com compras que você não fez, assim como não teve saques que não efetuou e essas movimentações não ocorreram da forma que costuma usar, o banco pode ter falhado na segurança e tem a obrigação de lhe reembolsar esses valores.

 

Se sofreu algum tipo de golpe, furto, roubo e usaram seus cartões com compras ou saques que você não fez, você pode ter direito a ser reembolsado. Entre em contato com o banco, reclame, pegue o número de protocolo e, se for negado o reembolso, você poderá entrar na justiça pedindo esse direito e até receber danos morais. Procure seu advogado de confiança.

 

Texto de Dr. Rubem Bruno