Certamente, você conhece alguém que tenha sido vítima do golpe em que um impostor se faz passar por um parente ou amigo. Alegando ter um novo número no WhatsApp, o golpista solicita dinheiro emprestado ou o pagamento de uma conta. A pessoa realiza a transferência ou PIX, apenas para descobrir posteriormente que o contato era falso. Sabe como recuperar seu dinheiro? Vamos nos prevenir contra esses golpes?
- SEMPRE QUE RECEBER UM CONTATO DE UM NÚMERO DESCONHECIDO, QUE DIZ SER UM AMIGO OU PARENTE, DESCONFIE!
Recebeu qualquer contato de número desconhecido alegando ser um parente ou amigo com um novo número? Desconfie, mesmo que haja foto, menção a nomes, chamadas por apelidos ou demonstração de qualquer tipo de intimidade. Sempre que isso acontecer, ligue para o contato que você já possui para confirmar se a pessoa realmente trocou de número.
Para ilustrar, veja as imagens abaixo de uma situação real, pela qual um cliente do meu escritório passou:
Ia
- CAIU NO GOLPE? O QUE DEVO FAZER?
Primeiramente, mantenha a calma. Você precisará seguir procedimentos simples para recuperar seu dinheiro, e estar nervoso pode atrapalhar.
Se você realizou um PIX, entre em contato imediatamente com seu banco, obtenha o número de protocolo e siga as orientações que fornecemos em outro artigo, clicando no link:
https://rubembruno.com.br/golpesdopix
No caso de transferência, comunique imediatamente o banco sobre o ocorrido.
Permaneça atento, pois, mesmo que o banco afirme não ter responsabilidade sobre a transferência, pode ter ocorrido uma falha na segurança, e ele pode ser responsabilizado, devendo reembolsá-lo. Leia nosso artigo sobre movimentações atípicas, pois você pode ter sido vítima de negligência do seu banco.
Acesse no link:
https://rubembruno.com.br/movimentacaoatipica
Caiu no golpe? Procure seu advogado de confiança e busque seus direitos!
Texto de Dr. Rubem Bruno