Golpes do falso atendimento bancário

pelo telefone!

Estamos vivenciando uma verdadeira “epidemia” de golpes financeiros, e hoje iremos abordar mais um tipo: Golpe do falso atendimento bancário pelo telefone. Esta modalidade pode ocorrer de diferentes formas, que iremos pontuar:

FALSO COMUNICADO DE FALSA TRANSAÇÃO FINANCEIRA: Você recebe uma ligação e geralmente entra uma mensagem eletrônica informando algo como:

 

"AQUI É DO BANCO 'TAL'! SUA TRANSAÇÃO NO VALOR DE R$ XXXXX,XX PARA O SR. FULANO DE TAL ENCONTRA-SE EM ANÁLISE. PARA CONFIRMAR, DIGITE 1; PARA CANCELAR, DIGITE PARA FALAR COM UM DE NOSSOS ATENDENTES E AGUARDE PARA SER ATENDIDO"

 

 

Preocupada, a pessoa fala com um falso atendente que passará informações para aplicar um golpe.

 

- O que pode acontecer e O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER!

 

  • GOLPISTA PODE PEDIR SEUS DADOS: NUNCA FORNEÇA SEUS DADOS!

  • Ao passar seus dados pessoais, o estelionatário provavelmente os usará indevidamente. Aqui já aproveitamos para dar uma importante dica: Quando receber qualquer ligação, não informe seus dados pessoais a qualquer atendente;  NÃO PASSE SEUS DADOS PESSOAIS. FAÇA COM QUE O ATENDENTE PASSE SEUS DADOS E VOCÊ CONFIRME. Afinal, o seu banco deve ter seus dados. Dessa forma, você já evita de enviar seus dados para um criminoso.

  • GERALMENTE INICIAM A LIGAÇÃO COM UMA MENSAGEM ELETRÔNICA

  •  Golpistas têm usado uma mensagem eletrônica para se assemelharem aos canais de banco. TENHA ATENÇÃO NA LIGAÇÃO. Muitas vezes, nestes primeiros segundos de ligação, você já pode escapar do golpe, pois não é raro que o golpista diga que é um atendente de um banco com o qual você nem tem conta, e você já pode desligar a ligação.

  • PEDIR DADOS DO SEU CARTÃO E NÚMERO DE SENHA: FIQUE ATENTO! ATENDIMENTOS BANCÁRIOS NÃO PEDEM QUE CLIENTES FALEM O NÚMERO DA SENHA.

  • O uso de senhas requeridos pelos bancos acontece somente por digitação e nos caixas eletrônicos. NÃO INFORME O NÚMERO DO CARTÃO COM O CÓDIGO DE SEGURANÇA. Os cartões de débito e crédito (físicos ou digitais) possuem um código de segurança com 3 dígitos, que geralmente ficam no verso do cartão. Com este número, qualquer pessoa pode fazer compras online. Então, não forneça!

  • FALARÃO QUE MANDARÃO UM MOTOBOY PEGAR SEU CARTÃO NA SUA RESIDÊNCIA: ATENÇÃO! BANCOS NÃO MANDAM PESSOAS À RESIDÊNCIA DO CLIENTE PEGAR CARTÃO.

  • Então, se isso ocorrer, muito provavelmente você estará caindo em golpe. Não forneça endereço e nem entregue seu cartão a motoboy ou a qualquer pessoa. BANCOS NÃO MANDAM FUNCIONÁRIOS À SUA RESIDÊNCIA.

  • PEDIRÃO QUE VOCÊ FAÇA UM PIX PARA PROTEGER SEU DINHEIRO OU PEDIRÃO UMA TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA:

  • Bancos não pedem que você faça pagamentos para proteção de dinheiro, portanto, não faça transferências bancárias.

  • MESMO SE A PESSOA QUE FALAR COM VOCÊ FOR EDUCADA E PREPARADA, DESCONFIE:

  • Golpistas não têm escrúpulos, compaixão ou empatia. Eles fazem o mal sem qualquer remorso ou pudor. Serão extremamente educados, com voz cortês. Geralmente usam uma atendente mulher, com voz calma. FIQUE ATENTO E SUSPEITE.

  • GOLPES TAMBÉM OCORREM PELO WHATSAPP:

  • O WhatsApp também é muito usado por golpistas.

  •  ATENÇÃO!O golpista coloca foto de uma pessoa, símbolo de banco e até um falso contrato. AINDA ASSIM, PODE SER UM GOLPE.

  •  

  • Uma forma de você se prevenir é que a maioria dos bancos e as grandes empresas usam um WhatsApp especial que tem um selo de verificação verde com um “v”      branco ao lado do nome do banco: 

  •                                                                                                                                                                                                                                                        

 

 

Ia    

Isto significa que a instituição teve seu número de telefone certificado pelo Whatsapp.

 

Outro fator muito importante: bancos não costumam fazer contato com o cliente pelo WhatsApp, ou seja, não “chamam” o cliente via WhatsApp. MAS SIM, OS CLIENTES QUE FAZEM CONTATO COM O BANCO. Então, se receber contato de alguma pessoa pelo WhatsApp falando que é funcionário do banco, SUSPEITE.

ESTEJA SEMPRE ATENTO.

  • Boa parte dos golpes está listada aqui, mas golpistas estão sempre se aperfeiçoando. Há relatos de golpes onde os golpistas têm suas informações. Portanto, fique atento à questão que colocamos sobre quais tipos de informações de seu cartão não devem nunca ser passadas, além do que os bancos não costumam fazer e listamos acima. Se suspeitar de qualquer tipo de ligação, mesmo que em seu celular indique o nome do seu banco, desligue e faça contato com um canal oficial de seu banco (no seu cartão de débito ou crédito sempre há um número de contato) ou vá presencialmente à sua agência. Nestes contatos, sempre exija o número do protocolo e guarde!

  •  

     

    Se você fez uma transação financeira, temos dois artigos de providências a serem tomadas, aqui em nosso site nos links:

     

  • Caiu no golpe do PIX? Saiba como recuperar seu dinheiro! - Para PIX feito a golpistas:

    https://rubembruno.com.br/golpesdopix

  •  

     

    Movimentações bancárias atípicas. Você sabe o que é? Conheça seus direitos! - Se você fez transações financeiras como depósitos bancários a estelionatários:

    https://rubembruno.com.br/movimentacaoatipica

     

  • Se você cair em um golpe, é importante não ficar com vergonha e buscar ajuda. A culpa de ter caído em um golpe não é sua. Estelionatários são especialistas em cometer este tipo de maldade!

     

  • Caiu em algum golpe? Procure seu advogado de confiança. Instituições financeiras podem ser responsabilizadas pelas falhas na segurança, podendo ter a responsabilidade de devolver seu dinheiro acrescido de juros e correção monetária e ainda ter que lhe pagar indenização por danos morais.

  •  

  •  

Texto de Dr. Rubem Bruno