Pacientes e suas famílias têm sido vitimas de estelionatários, que se passam por médicos ou funcionários de hospitais, para pedir transferências bancárias ou via PIX para aplicação de golpes.
Estes golpes costumam ocorrer através de ligações telefônicas ou mensagens em aplicativos como Whatsapp, onde os golpistas fazem contato com pacientes previamente atendidos em hospitais, abordando a necessidade de realizar exames complementares ou outros procedimentos emergenciais de saúde que, demandariam uma transferência de valores imediata, principalmente através de PIX, para agilizar o processo.
Contudo, este contato não passa de mais uma artimanha de criminoso com o intuito de aplicar golpes contra a população.
Esta prática fraudulenta persiste ao longo dos anos e, mais uma vez, vem surpreendendo pessoas que são vítima destes contatos.
Vale ressaltar que, nos ambientes hospitalares e clínicas, os procedimentos relativos a pagamentos por serviços prestados são estritamente comunicados durante as fases de entrada (check-in) e saída (check-out) dos pacientes. Desta forma, é crucial enfatizar que as instituições de saúde não efetuam solicitações de depósitos por meio telefônico para quitação de despesas relacionadas a atendimentos ou internações.
Por isso, ainda que você receba uma mensagem com foto de um médico, de um funcionário ou até mesmo de um hospital e adotarem o comporamento que citamos acima, não faça transferência alguma, pois trata-se de uma potencial fraude.
Na lamentável hipótese de ter sido alvo de uma tentativa de golpe ou extorsão, é importante que entre em contato imediato com os canais oficiais de seu banco e pegar número de protocolo. Se o golpe ocorreu pelo PIX, escrevemos um artigo com passo a passo de como recuperar seu dinheiro, clique no link para ler https://rubembruno.com.br/golpesdopix .
Além disso, é recomendável comunicar o hospital sobre o golpe, além de registrar um boletim de ocorrência policial para possibilitar a investigação do crime
Se o golpe ocorreu por transferência bancária entre bancos ou pagamentos por cartão de crédito, você pode deve procurar seu advogado de confiança para verificar eventual falha do banco, na proteção de seu dinheiro. Movimentações atípicas de valores, devem ser bloqueadas pelas instituições bancárias.
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Texto de Dr. Rubem Bruno