Golpe do falso funcionário do Tribunal de Justiça  - Golpe do PIX

golpe do pix.jpg
 
Mais um golpe vem acontecendo, do falso funcionário do Tribunal de Justiça. A dinâmica é a mesma do falso advogado e muito semelhante a outros golpes do PIX: O golpista entra em contato com a pessoa por whatsapp ou telefone, passa o número, detalhes e até documentos de um processo existente, informando que ganhou e que há valores a receber de uma ação, mas que deve pagar para receber, indicando um PIX para pagamento. Depois que a pessoa paga, se dá conta de que é um golpe.

Já tive relatos de pessoas informando que receberam até vídeo chamada de um suposto juiz, mas na verdade era um golpista. Mas fique tranquilo, como sempre falamos por aqui, é muito mais difícil que você caia neste tipo de golpe do que cair, basta ter atenção!

 

Primeiro, dificilmente juízes e funcionários dos tribunais fazem contato direto com uma parte do processo para pagamento de custas e taxas para recebimento. Se isso acontecer, deixe de responder e faça contato imediatamente com seu advogado para confirmar. Isso porque procedimentos para levantamento de valores em ações são realizados dentro do processo, tendo inclusive prazos processuais, ou seja, há um procedimento oficial (legal) para pagamento ou recebimento de valores.

 

Segundo, se você é beneficiário da gratuidade de justiça, não terá custas para pagar, logo você já identificou que se trata de um golpe.
 
Terceiro, ao fazer um PIX ou pagar o boleto, antes de confirmar o pagamento, irá aparecer o nome da pessoa ou empresa que estará recebendo esses valores e, com certeza, para esses casos, não estará indicando o nome do tribunal ou do seu advogado.
 
CAÍ NO GOLPE! E AGORA?!

 

Você não deve sentir vergonha! Assim que identificar que caiu em um golpe, faça contato imediato com seu banco, pegue o número de protocolo e diga que foi alvo de um golpe. O banco terá que tentar bloquear para restituir o valor, quanto antes, maior a possibilidade.
 
Se o banco se negar a fazer o procedimento, entre imediatamente em contato com seu advogado de confiança, pois o banco deve adotar os procedimentos do Banco Central. Você poderá ser indenizado.
 
MAS ESTOU COM MUITA VERGONHA! CAÍ NO GOLPE DO PIX!
Como dissemos acima, não precisa ter vergonha. Uma pesquisa recente do Datafolha indicou que 24 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes do PIX ou do falso boleto, então há muitas pessoas nesta situação.
 
Fique atento, conheça os seus direitos.
 
Se caiu no golpe do PIX ou do falso boleto, procure seu advogado de confiança.
 
Se quiser, mande sua dúvida, sua sugestão, compartilhe essa informação para ajudar mais pessoas e nos siga no instagram em @rubembrunodr

 

 

Texto de Dr. Rubem Bruno
no